Início Dicas Entrevista

O que procurar num “novo” Emprego


4Rating:

Uma das primeiras coisas que precisa de compreender é que o local de trabalho não é obrigatoriamente um local onde se vai para fazer novos amigos. É obvio que é sempre preferível você dar-se bem com os seus colegas. Se assim for, existem bons indicadores de que o seu rendimento, longevidade no trabalho e bons sentimentos relativamente ao trabalho serão maiores do que em caso contrário.
Os trabalhadores não são necessariamente amigos; são um conjunto de pessoas que foram colocadas juntas segundo as necessidades do empregador. Amizades à parte, você precisa de respeitar os seus colegas, bem como de ganhar o seu respeito. Precisa de confiar nas capacidades deles para fazerem o mesmo tipo de trabalho que você faz.
Encontrar um bom emprego que corresponda às suas qualificações em termos de pagamento, benefícios, desafio intelectual, oportunidade, disponibilidade, e o que quer que seja que você julgue importante é claramente o auge do sucesso profissional. Mas você precisa de ser paciente e de estar sempre consciente dos seus próprios pontos de inflexão estratégicos. Uma perspectiva a curto prazo conduz a comportamentos irracionais, e poucas pessoas enriquecem escolhendo o momento certo do mercado.
Ninguém adivinha o futuro e ninguém foi, até agora, capaz de criar urna fórmula para o sucesso que defina claramente o processo de planeamento de uma carreira que conduza a um fim pretendido.
Existem demasiadas variáveis no mercado, na empresa, na vida pessoal e em áreas nas quais você não tem qualquer influência que contribuem para tornar obsoleto qualquer plano de carreira num prazo de dez anos. Cinco anos, porém, é um número mais operacional: bastante longo para ser gerido em termos de paciência e transcender ciclos de negócio extensos, mas suficientemente curto para obrigar o plano a ser flexível. Desenvolver um plano de carreira não é como escrever um plano de negócios ou de investimento. Não pode ser um documento estático e fixo. Deve obedecer e reagir às condições de mudança à medida que as restantes variáveis mudam. Deve ser actualizado numa base regular, e não atirado para o fundo de uma gaveta onde nunca mais será visto.

|