Início

Procura de emprego

There are no translations available.

Dicas para uma melhor inserção no mercado de trabalho

  • Crie uma base de dados – É importante que, ao longo do curso, elabore uma base de dados com contactos e dados sobre as empresas onde poderá obter emprego. É importante que conheça bem a empresa onde pretende vir a trabalhar no futuro.
  • Elabore um Curriculum Vitae – Deve ser simples e organizado, de fácil leitura e conciso. O modelo europeu é uma opção. Se tiver foto, deverá ser tipo passe. O impacto da imagem que irá transmitir deverá ser profissional. Lembre-se que a foto deve transmitir uma imagem cuidada e sóbria. Numa candidatura a emprego não envie os anexos mencionados no Curriculum Vitae. Deverá levá-los consigo para a entrevista. Se estiver num curso na área das artes faça também um portfólio com os trabalhos realizados.
  • Escreva uma carta para acompanhar o seu Curriculum Vitae – É uma boa oportunidade para mostrar que conhece a empresa e porque deveria fazer parte dela. Em três ou quatro parágrafos sintetize alguns dados sobre si, expondo os motivos que o levaram a candidatar-se, acrescente referências e mostre-se disponível para um contacto.
  • Crie um endereço de e-mail. Este será o ponto de contacto com as empresas/instituições, pelo que deverá ser simples, coerente e formal. Por exemplo nome e apelido , não utilize nickname, uma vez que poderá não ter a interpretação desejada.

 


Nota:

Carta de Apresentação (acompanha o CV)

Carta de Candidatura (carta de apresentação e CV resumido)

Carta de Candidatura Expontânea (acompanha o CV e demonstra disponibilidade)

Carta de Referência (anexo ao CV)

  • Prepare-se para os vários tipos de entrevista: Face a face; Entrevista de Painel; Entrevistas em Série; Entrevistas em Grupo – Conheça a empresa/conheça quem o vai entrevistar, seja pontual, apresente-se de forma cuidada e formal, seja simpático. O seu comportamento e atitude são o seu passaporte para o mercado de trabalho. A sua entrevista começa quando entra na empresa. Tudo é analisado e interpretado ao pormenor. Tente prever algumas questões: Porque é que se candidatou à função, motivação, remuneração pretendida. No final da entrevista avalie-se a si próprio, para melhorar os aspectos menos positivos.
  • A realização de estágios, trabalho nas férias, trabalho temporário é uma das principais formas de entrada no mercado de trabalho. É onde se pode adquirir alguma experiência que será posteriormente valorizada.
  • As empresas/instituições procuram pessoas flexíveis e criativas, que garantam disponibilidade de horários e de mobilidade geográfica. Os candidatos a emprego têm que se fazer valer de outras competências para conseguir trilhar um percurso no mundo do trabalho. Exemplos: Bons conhecimentos ao nível das tecnologias da informação e línguas (Inglês, Francês, Espanhol…), entre outras, são fundamentais para se distinguir entre os outros candidatos.
  • A participação em programas europeus e internacionais (exemplo: ERASMUS+), pode igualmente ser factor diferenciador.
  • A participação em programas de estágios em organismos internacionais (i.e. OIT, ONU) é um valor a acrescentar.
  • Deve evitar exigências remuneratórias, mostrar rigidez, ou exigir condições especiais. Numa entrevista de emprego são atitudes desadequadas!
  • Defina um objectivo i.e. pensar no que pretende fazer em termos profissionais e o caminho para lá chegar.
  • Saiba “vender-se”- Estude bem o seu potencial e competências e prepare os argumentos que mais o valorizam, tendo em conta a função e a empresa a que se candidata. Seja honesto consigo e com a empresa.
  • Participar em seminários, workshops, conferências, feiras de emprego, Summer Shcools, aumentará os seus conhecimentos e competências. Lembre-se que deverá guardar num arquivo bem organizado, todos os certificados de participação.
  • Diversas actividades como, a leitura, o voluntariado, a participação em organizações de diversas áreas, a prática de desportos, entre outros, são características que demonstram espírito de iniciativa e de equipa e dinamismo, que podem fazer a distinção entre milhares de candidatos.

 

A verdade é que “não há nenhuma fórmula mágica”, mas está nas suas mãos reunir as condições para obter o “emprego desejado”!

 

FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA

A formação ao longo da vida é fundamental para a progressão na carreira e para a construção do seu futuro. O Curso de Licenciatura ou 1.º Ciclo, não é garantia de que se possa obter emprego, nem o emprego se deverá entender como sendo para toda a vida.

Aposte na sua formação:

CTeSP

1.º Ciclo – Licenciatura

2.º Ciclo – Mestrado

Pós-Graduações

 

EURES - O Portal Europeu da Mobilidade Profissional

There are no translations available.

A EURES é uma rede de cooperação que visa facilitar a livre circulação de trabalhadores dentro da UE-28, e ainda na Suíça, Islândia, Liechtenstein e Noruega.

A rede é composta pelo Gabinete Europeu de Coordenação, pelos gabinetes de coordenação nacionais, pelos parceiros EURES e pelos parceiros associados EURES.

Os parceiros na rede podem incluir serviços de emprego públicos e privados, sindicatos, organizações patronais e outros atores pertinentes no mercado de trabalho. Os parceiros fornecem serviços de informação, colocação e recrutamento aos empregadores e aos candidatos a emprego, enquanto os gabinetes de coordenação nacionais e o europeu controlam a organização das atividades a nível, respetivamente, nacional e europeu.

 

Além disso, a EURES tem um papel importante a desempenhar na prestação de informações específicas e na facilitação de colocações em benefício dos empregadores e dos trabalhadores fronteiriços nas regiões transfronteiriças europeias.

Na prática, a EURES presta os seus serviços através do portal e de uma rede humana de cerca de 1000 conselheiros EURES, os quais estão em contacto diário com os candidatos a emprego e os empregadores espalhados pela Europa.

Fonte: "https://ec.europa.eu/eures/public/pt/eures-services"
 

Portal Bolsa Emprego & Estágios

There are no translations available.

A pensar nos seus estudantes e diplomados o ISLA inaugura este portal que pretende ser mais uma ferramenta que acrescente valor ajudando a nossa comunidade académica. Utilize, participe, divulgue. Este portal existe por si e para si.

AJUDE-NOS A AJUDAR!

 

 



Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
Visitas
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje23
mod_vvisit_counterOntem7
mod_vvisit_counterEsta semana68
mod_vvisit_counterSemana passada77
mod_vvisit_counterEste mês88
mod_vvisit_counterÚltimo mês362
mod_vvisit_counterTodos os dias870067

O seu IP é: 34.239.154.240
Hoje são 09 de Dec, 2022
|